acesse seu email

TESTE TEMPLATES

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Técnicas Sidechain no PreSonus Studio One

 

Técnicas Sidechain no PreSonus Studio One

Sidechaining pode ser usado para resultados corretivos e criativos em suas produções musicais. Usando PreSonus Studio One, Gary Hiebner mostra como bombear e abaixar diferentes elementos para ajudá-los a entrar na mistura. 

Quando você começar a se aprofundar na produção, pode desejar introduzir dinâmica na mixagem. Uma ótima maneira de fazer isso é incorporar técnicas de sidechain para fornecer alguns efeitos de bombeamento e abaixamento. Isso pode realmente abrir sua mixagem para que você possa ouvir todos os elementos. Vamos dar uma olhada em como isso é feito no PreSonus Studio One.


Passo 1 '"Adicionar o Compressor

Sidechaining é frequentemente usado para fazer um som diminuir de modo que não entre em competição com outro som na mixagem. Isso geralmente acontece com um bumbo e baixo. Ambos podem ocupar uma faixa de frequência semelhante, e abrir espaço para eles com efeitos dinâmicos pode realmente melhorar sua mixagem. Quando o bumbo bate, você quer que o nível do baixo caia ligeiramente para que esse bumbo realmente acerte, e isso pode ser conseguido facilmente com compressão lateral.

Insira o Compressor em sua trilha de baixo e defina a proporção para cerca de 5: 1. Fique de olho no medidor de redução de ganho conforme você reduz o limite. Conforme você começa a baixar o Limiar, observe como o medidor de Redução de Ganho começa a funcionar.

Defina a relação para cerca de 5: 1 no compressor.

Defina a relação para cerca de 5: 1 no compressor.


Etapa 2 '"Habilitando o Sidechain

Agora para habilitar o sidechain. No Compressor, clique no botão Sidechain e, no canto inferior direito, abaixo da seção Sidechain, deve ser lido '˜External Sidechain' como a fonte.

Clique no botão Sidechain.

Clique no botão Sidechain.


Pule para a sua pista de chute. Você tem que dizer ao chute que agora será a fonte externa do Compressor. Na seção Sends do kick, você pode adicionar uma fonte Sidechain. Clique aqui para mostrar as opções de sidechain. Percorra-o e selecione o Compressor da faixa de baixo. Eu usei o sintetizador Mojito para o baixo, então deve ser algo assim: Compressor Sidechain '"Mojito'" Inserts '"

Selecionando a fonte Sidechain.

Selecionando a fonte Sidechain.


Agora, quando você reproduz o áudio, vê no Compressor como o medidor de redução de ganho está respondendo ao chute agora, não ao baixo. Quanto mais você abaixa o Threshold, mais o baixo é abaixado pela compressão da sidechain. Aumento do botão Sidechain próximo ao Ganho para aumentar o nível de chute lateral para o Compressor. Isso também afetará o quanto está reduzindo o baixo.

Definindo o nível de Sidechain.

Definindo o nível de Sidechain.


Sidechain é uma ótima técnica para criar algum espaço em sua mixagem para elementos específicos se eles estiverem competindo pelo mesmo espaço. 


Etapa 3 '"Sidechain com uma fonte silenciosa

E se você quiser usar um som como fonte sidechain, mas não quiser realmente ouvir esse som? Por exemplo, digamos que você tenha um som de pad com algumas notas sustentadas longas e deseja criar alguns efeitos de abaixamento com algo como uma pista de bumbo fictícia, mas não quer que essa pista de bumbo seja ouvida. Isso é fácil de fazer. 

No som do seu pad, insira o Compressor. Vamos usar uma configuração de compressão bastante pesada. Use uma proporção de cerca de 11: 1 e um ataque longo de 56,5 ms e liberação curta de 10,5 ms. Agora, para o efeito sidechain. Certifique-se de que o Sidechain está habilitado no Compressor, para que ele leia o Sidechain externo.

Uma configuração de compressão pesada no som do pad.

Uma configuração de compressão pesada no som do pad.


Agora use uma faixa de bumbo como fonte. Este será o chute falso, então no final não será ouvido na mixagem. Para isso, em vez de usar os Sends, vamos alterar a saída. Clique na saída principal, uma lista aparecerá e role para baixo até Sidechain. No menu suspenso, escolha Pad Compressor. Estou usando uma instância de Presence como meu som de pad. Então este será: Sidechain '"Presence'" Inserts '"Compressor. Agora o chute não será ouvido, mas seu sinal será enviado para o track de Pad. 

Você precisará alterar a saída para

Você precisará alterar a saída para "Sidechain".


Aumente o nível do Sidechain para 12,42 dB. Agora reproduza a faixa e comece a puxar para baixo o limiar e ouça como a faixa de bumbo fictício muda o som do bloco.


Ajuste o Compressor para o efeito de sidechain desejado. Use um ataque longo para um efeito de esquiva mais sutil, ou um ataque mais curto para acertar mais cedo. Experimente também tempos de liberação diferentes para ouvir como eles soam. Isso funciona muito bem em uma seção de divisão de uma música. Você pode remover todas as outras faixas da sua música para que apenas o som do bloco seja reproduzido, mas o efeito de bombeamento introduzido com a compressão de sidechain pode adicionar um elemento rítmico a esse som.


Etapa 4 '"Efeitos de cadeia lateral fechada

Você também pode obter efeitos sidechain semelhantes com o Gate, mas um gate cortará o som, dando um efeito sônico mais drástico. Vamos tentar fazer isso em um som com notas sustentadas longas novamente como um pad. Insira o portão na trilha. Habilite o botão Sidechain para que agora leia um Sidechain externo. 

O efeito sidechain fechado também é muito popular.

O efeito sidechain fechado também é muito popular.


Vamos usar a faixa de bumbo novamente como fonte externa. No envio de kick, escolha o gate como fonte.

Lembre-se de definir a fonte para o sidechain.

Lembre-se de definir a fonte para o sidechain.


Dependendo do som, pode ser necessário usar configurações diferentes. Mas vamos começar com um intervalo definido como -50dB. Defina um Ataque de 60 ms, uma Liberação longa de 238,9 ms e a Retenção de 213,8 ​​ms. Reproduza a música e comece a ajustar o limite de abertura e fechamento. Você deve ver no medidor de redução de ganho e como o Gate está trabalhando no som. Ajuste os parâmetros conforme necessário, mas você ouvirá como esse efeito de abaixamento é muito mais dramático no som do bloco. Por exemplo, experimente tempos de Attack, Release e Hold diferentes e ouça como isso altera o efeito de bloqueio.


Conclusão

É assim que você pode usar as técnicas de sidechaining para criar algumas mudanças dinâmicas em suas produções. Você pode usá-lo para criar espaço para sons concorrentes na mixagem, ou usá-lo para efeitos criativos em suas músicas, como mostrado com o pad e o clipe de chute falso como uma fonte não ouvida.

Para saber mais, confira estes cursos em vídeo no PreSonus Studio One:

0 comentários:

Postar um comentário

Ads 468x60px

Posts em Destaque

Voce Gostou Deixe Seu Comentario

Publicidade

BUGS MUONLINE

d

Instructions

Connect With Us

Seguidores

Social Icons

Recomended


DERRUBANDO

Popular Posts

Create Pro

ELO PRODUÇÃO


Laranja

 

My Blog List

Term of Use

Elo Produção Copyright © 2009 Black Nero is Designed by Ipietoon Sponsored by Online Business Journal Distribuído por Templates